A editora Vitrola acaba de lançar Borboletras, obra de Uili Bergammín Oz que une imaginação, humor e incentivo à leitura em um formato inovador. Voltado à primeira infância e publicado pelo selo Vitrolinha, o livro apresenta um país fictício no qual os animais aprendem a ler com a ajuda de borboletas-professoras — as Borboletras —, que formam palavras no céu com o bater das asas.
A narrativa valoriza o aprendizado de forma leve e criativa, apostando principalmente no jogo de linguagem, nos trocadilhos e em uma ambientação fantástica para despertar o interesse pela leitura logo nos primeiros anos de vida. Entre os personagens estão o Cãoguru, as Caipivárias e os Buh!rros, estes últimos sempre assustados por não saberem ler placas de aviso. O tempo corre de trás para frente, a ampulhenta funciona ao contrário e os animais rejuvenescem com o passar dos anos.
O autor, que recentemente publicou o romance A pedra do mundo pelo selo Vitrola Fic,revela ter se inspirado na imagem simbólica das borboletas como educadoras. “As asas das borboletas funcionam como páginas que, ao se abrirem, mostram letras e histórias”, explica Uili. Para o escritor, as borboletas significam beleza, liberdade e transformação, assim como as letras.
As ilustrações são de Nathalia Pinheiro, que assina um trabalho visual lúdico e sensível. Suas artes e o projeto gráfico colorido dialogam com o texto em cada página, aumentando o encantamento sem perder a clareza ¾ recurso importante para chamar atenção e apoiar a compreensão dos leitores em fase de alfabetização. Ao final, um glossário verdadeiro ajuda a esclarecer a inspiração das palavras inventadas e das expressões inusitadas usadas ao longo do livro, ampliando o vocabulário dos pequenos e aprofundando o aprendizado.
Além da experiência em casa, a obra também é indicada para uso em sala de aula. Sua abordagem lúdica da alfabetização, aliada ao potencial para discussões sobre meio ambiente e diversidade, garante múltiplas possibilidades de mediação pedagógica, especialmente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
Borboletras é uma ferramenta criativa para estimular o hábito da leitura e o encantamento pela língua portuguesa desde cedo, unindo qualidade literária, relevância cultural e potencial educativo. Garanta já seu exemplar e leve mais imaginação, humor e leitura de qualidade para casa ou para a sala de aula!