Autor: Gilson Milman

Lançamento: 30/10/2025

ISBN: 9786560300827

Formato: 15x22

Revoada

Espalhadas sobre minha mesa estavam as “crônicas” que venho elaborando para registrar episódios de minha vida; muitos estão e ficarão esquecidos e não constam entre os resgatados. Juntei todos os papéis escritos, grampeei os de mais de uma lauda, dei título a cada uma e separei por períodos, locais, personagens e datas. Tudo pronto e ordenado. Olhei para a pilha resultante. Um invólucro de plástico serviu como capa. Faltava um título para toda a obra.

Vários nomes concorreram, entre os quais: “Bateia”, “Arco-íris”, “Relembranças”, “Arcos de luz nos caminhos do mundo” e “Revoada”. Depois de muito cogitar, optei por “Revoada”, e lamentei não saber desenhar; se soubesse, logo abaixo do título, faria constar uma revoada de pássaros rumo ao incognoscível (adoro esta palavra). Enfim, atendi aos apelos de muitos e escrevi. Concluo que consegui harmonizar expectativas e resistências: está escrito, está na terceira gaveta. O resto dirá o futuro.

Gildo Milman

Gildo Milman nasceu em 10 de maio de 1932, em Cachoeira do Sul. É filho de Isaac Milman e Luisa Milman. Advogado, locutor, apresentador e sócio da Rádio Cultura AM e FM, fundador e presidente da Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e do sindicato da mesma categoria, instaurou o primeiro dissídio coletivo, consolidando a representatividade legal dos radiodifusores do estado. Foi fundador e vice-presidente da Federação das Sociedades Israelitas do Rio Grande do Sul e membro da mantenedora do Colégio Israelita Brasileira. Presidiu, por 16 anos, o Asilo Padre Cacique, com destaque para obras de restauração do prédio da instituição centenária. Constituiu e presidiu a Comissão Especial dos Direitos do Idoso da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Sul. Foi agraciado com o prêmio Líderes & Vencedores pela Federasul e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Durante o Governo João Goulart, foi convidado e participou, como consultor, da Comissão Parlamentar de Reforma Tributária. Presidiu, por quatro anos, o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Gaúcha de Futebol. Foi membro do Conselho Deliberativo do Sport Club Internacional por 12 anos. Presidiu a Comissão Eleitoral e o Comitê de Ética do clube. Foi distinguido com os títulos de sócio honorário da Associação dos Empresários Cristãos e Cidadão Emérito de Porto Alegre. É fundador e um dos vice-presidentes da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).